top of page

Já não é mais novidade o quanto a música é responsável por influenciar as pessoas. E isso não é de hoje, a moda reflete muito bem o que somos e pensamos, seja na atitude ou no modo de vestir, a moda vem influenciando o nosso comportamento ao decorrer dos anos.  Mas e aí? O que a música tem a ver com isso?


É importante saber que a moda está em constante transformação e que um dos responsáveis por isso é a música. Que com o passar dos tempos vem sendo responsável por trilhar os caminhos da moda, atribuindo e categorizando as pessoas de acordo com os estilos musicais. Não é raro ver por aí jovens e adultos utilizando de roupas que remetem ao estilo do seu ídolo. O que torna a música aliada ainda mais à moda, fazendo com que os jovens tenham cada vez mais ousadia em seguir o estilo e a atitude dos seus ídolos.


Abaixo você pode conferir os principais estilos músicas que influenciaram a moda durantes as décadas. Fica ligado!

Música e moda: uma fusão que dá certo

// Qual estilo musical marcou a sua década?

DÉCADA DE 50

 

Os anos 50 se apoiavam na música negra rythm and blues, artistas como Chuck Berry, Little Richards, Johnny Cash e Wanda Jackson eram exemplos da nata musical dessa década. Elvis Presley, o cantor mais famoso da época foi o responsável por influenciar o estilo das pessoas. Cabelos com muito gel, calças pretas, camisas brancas de golas abertas, topetes e calças cigarretes faziam parte do look da juventude norte-americana e londrina, que lançavam moda para o mundo inteiro.

 

 

DÉCADA DE 60

 

Nos anos 60 foi a época do grande boom dos The Beatles e do surf music com os The Beach Boys. Elvis Presley ainda continuava no ápice da carreira, porém o estilo das novas bandas que iam surgindo influenciavam cada vez mais as pessoas daquela época. Foi nessa década que ficou mais evidente o estilo de roupas das pessoas que curtiam um rock, para as que curtiam um surf music ou Blues. A música agora passava a categorizar as pessoas, que estavam cada vez mais preocupadas em seguir o seu ídolo. Nas roupas, as mulheres investiam em peças masculinas como o smoking, mas também eram adeptas da minissaia para dançar). Paletós, jaquetas de couro, camisas sem gola, sapatilhas e franjão também faziam parte do estilo da década de 60. Além do hábito de usar peruca e maquiagens marcantes nos olhos e na boca.

 

DÉCADA DE 80

 

Nos anos 80 os estilos se misturavam e se complementavam. Era possível ver jovens usando jeans de cintura alta ou bastante largos, camisetas compridas, ombreiras, peças coloridas, além de mesclarem rendas e sobreposições. A música nos trouxe o estilo Grunge. Bandas como Pearl Jam, Nirvana, Soudgarden e Stones Temple Pilots eram adeptas desse estilo de moda. Camisa xadrez, tênis all-star, jeans bastante surrado e camisa de banda, essa era definitivamente o melhor look para as pessoas do Grunge. Muitas pessoas tinham um certo receio por conta desse estilo, os traços de sujeira no visual com o cabelo bagunçado e roupas mais soltas ou rasgadas davam ao look um estilo mais despojado e “sujo” como apontado por alguns. Hoje em dia ainda é possível ver estrelas do mundo da música usando esse visual, como é o caso de Rihanna , Ke$ha e Miley Cyrus.

DÉCADA DE 70

 

Nos anos 70, o movimento punk veio com toda força trazendo atitude e intensidade para o estilo das pessoas. Cansados dos padrões de beleza da realeza britânica o movimento punk surgiu como forma de protesto contra o sistema capitalista. Bandas como Sex Pistols, Ramones e The Clash eram adeptas do movimento e influenciavam os seus públicos com o seu estilo irreverente e cheio de atitude. Era visível o número crescente de pessoas com moicanos, piercings, roupas e acessórios de metal, jeans detonados, caveiras, cabelos raspados e muitas tachas e spikes nas roupas, sem falar dos cabelos coloridos. A década de 70 definitivamente foi marcante para a moda e a música. 

ANOS 2000

 

Já com a chegada dos anos 2000, calças de cintura baixa, sainhas e roupas cada vez mais sensuais adentravam o guarda-roupa das mulheres por conta da influência do pop mundial que ia ganhando cada vez mais espaço na mídia e na cabeça das pessoas. Foi também nos anos 2000 que podemos analisar a categorização de estilos, pessoas do reggae trajando roupas mais leves e floridas, o pessoal do rock trazendo a cor preta predominante, as meninas do pop com roupas justas. Sem falar de bandas como Restart e o cantor Fiuk que influenciaram no estilo da garotada, trazendo as roupas coloridas. Ou a cantora Lady Gaga que mesmo com suas roupas bizarras e incopiáveis fez com que o apelo musical presente na moda contemporânea se expandisse.

DÉCADA DE 90

 

Nos anos antecedentes dos anos 2000, os jovens ainda estavam bastante animados com o estilo Grunge, as camisas xadrezes por cima de camisetas com logotipo de bandas, calças largas, estilo skatista e um ar "desleixado-arrumadinho" eram frequentes em qualquer guarda-roupa juvenial. Já as meninas se alternavam entre o Grunge e as baby looks com calças de cintura baixa e tênis Keds, que eram combinados com saias, calças ou bermudas. Artistas como BackStreet Boys, N’Sync, Westilfe, Spice Girls, Brintey Spears, Christina Aguilera e Shakira comandaram essa década e abusaram da mistura de estilos. 

bottom of page